domingo, 27 de setembro de 2015

Plano de aula de um dos nossos estágios na Ed. Básica I

    Faculdade Alfredo Nasser
Instituto Superior de Educação
Curso de Pedagogia
VI Período – Matutino
                                               Acadêmicas:   Leidiany Ribeiro da Silva Otoni

                                                                   Projeto Ação
                                    Trabalhando o trânsito   


1) Ano: Anos Iniciais do Ensino Fundamental ( 1° ao 5° ano )

2) Assunto: Sinalização no Trânsito

3) Objetivo Geral: Desenvolver a consciência da criança sobre a sinalização no trânsito.

4) Conteúdo: Placas de Sinalização;
   Os sinais de trânsito são usados para orientar, advertir e disciplinar a circulação dos elementos do trânsito ao longo das vias. Eles são importantes para "manter a ordem" no trânsito. Imagine que confusão seria se não existissem os semáforos, as faixas de pedestres e tudo o mais! Possuímos uma grande variedade de sinais de trânsito, entre eles temos os chamados sinais verticais que recebem esse nome porque estão fixados na posição vertical ao lado da via. Provavelmente, você já deve ter visto muitas placas verticais em seus diversos tipos. Veja se conhece:
- Placas de advertência: são amarelas, com detalhes em preto e indicam perigo. São colocadas antes dos perigos e obstáculos das vias para alertar condutores e pedestres. Apresentaremos algumas placas:
·         Passagem Sinalizando Escolas;
·         Aclive acentuado;
·         Lombada;
·         Semáforo à frente.
- Placas de regulamentação: possuem o fundo branco, com bordas vermelhas e detalhes em preto. Informam as proibições, obrigações e restrições. Apresentaremos algumas placas, são elas:
·         Parada Obrigatória;
·         Velocidade Máxima Permitida;
·         Proibido Estacionar;
·         Dê a preferência.
- Placas de indicação: são apenas informativas, sem constituir imposição. Como o próprio nome diz, servem apenas para indicar e passar informações como a localização das cidades, marcos quilométricos, serviços auxiliares etc.
5) Metodologia:

[…] o educador deve conhecer não só teorias sobre como cada criança reage e modifica sua forma de sentir, pensar, falar e construir coisas, mais também o potencial de aprendizagem presente em cada atividade realizada na instituição de educação infantil. Deve também refletir sobre o valor dessa experiência enquanto recurso necessário para o domínio de competências considerado básicas para todas as crianças terem sucesso em sua inserção em uma sociedade (2002, p. 124).


1°momento: Dinâmica Concorda/Discordo  ( cria-se uma situação ou peça elas para falarem um evento, acontecido com seus pais que ela estão envolvidas e pergunta a uma criança se ela concorda/discorda )   

Objetivo: Debater sobre o trânsito e pensar sobre novas alternativas a ele.

Tempo: 20 minutos.

2° momento: Apresentação das placas de sinalização e sua importância na comunicação do

 trânsito por meio de slides.            

Objetivo: Conscientizar a importância das placas de sinalização para uma boa comunicação no trânsito.

Tempo: 20 minutos.

3° momento: Apresentação do texto sobre o Manifesto dos sinais de trânsito, Filme: Curta metragem sobre: A comunicação no trânsito. 

                             

Objetivo: Identificar a realidade e a importância da sinalização no trânsito.

Tempo: 25 minutos

4° momento: Estudando o texto: interpretação do texto com os alunos. 

Objetivo: trabalhar o português na produção de texto.

Tempo: 1 hora

5° momento: Lanche

Objetivo: Socializar.

Tempo: 20 minutos

6° momento: História sobre o trânsito no Brasil.

Objetivo: Levar o aluno há conhecer um pouco a historia do trânsito e onde foi que tudo começou.

Tempo: 30 minutos



6) Recursos: Data show, MDF, E.V.A, pincel, folha de papel A4, lápis de cor, lápis preto, borracha, folhas xerocopiadas, régua, tesoura , canetinha, cartolina, palito de picolé.

7) Tempo: 2 horas e 55 minutos.

8) Avaliação: Avaliação contínua.

9) Tarefas: interpretação de texto, perguntas e respostas, confecção de placas.

10) Fonte Bibliográfica:


OLIVEIRA. Zilma,Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos, (Coleção Docência em Formação) São Paulo: Cortez; 2002 p. 124.



                                                    Foto da construção e recursos utilizados.


Dia da execução  


Momento da apresentação das placas de sinalizações.


Momento de apresentar o conteúdo, 
texto com rada de conhecimento. 



                                       Compreensão do texto para resolver os exercícios.




Momento de tira as duvidas sobre o que cada placa significa.


Momentos de descontração sobre as duvidas e conhecimentos
 que cada aluno trás sobre o assunto.  


Placas de sinalizações utilizadas  na aula.



Momento de concentração para a realização das 
atividades propostas em sala de aula.



                                                           Momento  vídeo-aula.

2 comentários:

  1. Gostei do seu BLOG!!! ;)
    Eu também tenho alguns projetos pedagógicos no meu BLOG. Espero que goste!
    http://professorapaulameyer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom está em construção ainda, agora que estou tentando organiza-lo mais vou dar uma olha no seu. obrigado assim que eu poder quero postar alguns novos projetos.

      Excluir