Faculdade Alfredo Nasser
Instituto
Superior de Educação
Curso
de Pedagogia
VI
Período – Matutino
Acadêmicas: Leidiany Ribeiro da Silva Otoni
Projeto Ação
Trabalhando o trânsito
Trabalhando o trânsito
1)
Ano: Anos Iniciais do Ensino Fundamental ( 1° ao 5° ano )
2)
Assunto: Sinalização no Trânsito
3)
Objetivo Geral: Desenvolver a consciência da
criança sobre a sinalização no trânsito.
4) Conteúdo: Placas de
Sinalização;
Os sinais de trânsito são usados para orientar, advertir e disciplinar a
circulação dos elementos do trânsito ao longo das vias. Eles são importantes
para "manter a ordem" no trânsito. Imagine que confusão seria se não
existissem os semáforos, as faixas de pedestres e tudo o mais! Possuímos
uma grande variedade de sinais de trânsito, entre eles temos os chamados sinais
verticais que recebem esse nome porque estão fixados na posição vertical ao
lado da via. Provavelmente, você já deve ter visto muitas placas verticais em
seus diversos tipos. Veja se conhece:
- Placas de advertência:
são amarelas, com detalhes em preto e indicam perigo. São colocadas antes dos
perigos e obstáculos das vias para alertar condutores e pedestres.
Apresentaremos algumas placas:
·
Passagem
Sinalizando Escolas;
·
Aclive
acentuado;
·
Lombada;
·
Semáforo
à frente.
- Placas de regulamentação:
possuem o fundo branco, com bordas vermelhas e detalhes em preto. Informam as
proibições, obrigações e restrições. Apresentaremos algumas placas, são elas:
·
Parada
Obrigatória;
·
Velocidade
Máxima Permitida;
·
Proibido
Estacionar;
·
Dê
a preferência.
- Placas de indicação: são
apenas informativas, sem constituir imposição. Como o próprio nome diz, servem
apenas para indicar e passar informações como a localização das cidades, marcos
quilométricos, serviços auxiliares etc.
5)
Metodologia:
[…]
o educador deve conhecer não só teorias sobre como cada criança reage e
modifica sua forma de sentir, pensar, falar e construir coisas, mais também o
potencial de aprendizagem presente em cada atividade realizada na instituição
de educação infantil. Deve também refletir sobre o valor dessa experiência
enquanto recurso necessário para o domínio de competências considerado básicas para
todas as crianças terem sucesso em sua inserção em uma sociedade (2002, p.
124).
1°momento:
Dinâmica Concorda/Discordo ( cria-se uma situação ou peça elas para falarem um evento, acontecido com seus pais que ela estão envolvidas e pergunta a uma criança se ela concorda/discorda )
Objetivo: Debater sobre o trânsito e
pensar sobre novas alternativas a ele.
Tempo: 20 minutos.
2° momento: Apresentação
das placas de sinalização e sua importância na comunicação do
trânsito por meio de slides.
Objetivo:
Conscientizar a importância das placas de sinalização para uma boa comunicação
no trânsito.
Tempo: 20 minutos.
3°
momento: Apresentação do texto sobre o Manifesto
dos sinais de trânsito, Filme: Curta metragem sobre: A comunicação no
trânsito.
Objetivo: Identificar a realidade e a
importância da sinalização no trânsito.
Tempo: 25 minutos
4°
momento: Estudando o texto: interpretação do texto
com os alunos.
Objetivo: trabalhar o português na
produção de texto.
Tempo: 1 hora
5°
momento: Lanche
Objetivo: Socializar.
Tempo: 20 minutos
6°
momento: História sobre o trânsito no Brasil.
Objetivo: Levar o aluno há conhecer um
pouco a historia do trânsito e onde foi que tudo começou.
Tempo: 30 minutos
6)
Recursos: Data show, MDF, E.V.A, pincel, folha de
papel A4, lápis de cor, lápis preto, borracha, folhas xerocopiadas, régua,
tesoura , canetinha, cartolina, palito de picolé.
7)
Tempo: 2 horas e 55 minutos.
8)
Avaliação: Avaliação contínua.
9) Tarefas: interpretação
de texto, perguntas e respostas, confecção de placas.
10) Fonte Bibliográfica:
OLIVEIRA.
Zilma,Ramos de. Educação Infantil:
fundamentos e métodos, (Coleção Docência em Formação) São Paulo: Cortez;
2002 p. 124.
http://www.youtube.com/watch?v=Rjm-m9Sy9oE
https://drive.google.com/folderview?id=0B2bTqkCyp3TqOHpIRkh6eXZRTlU&usp=sharing
http://educacaodigitalemtransito.wordpress.com/2012/06/17/principais-placas-sinalizacao-de-transito/
Anexos
Foto da construção e recursos utilizados.
Dia da execução
Momento da apresentação das placas de sinalizações.
Momento de apresentar o conteúdo,
texto com rada de conhecimento.
Compreensão do texto para resolver os exercícios.
Momento de tira as duvidas sobre o que cada placa significa.
Momentos de descontração sobre as duvidas e conhecimentos
que cada aluno trás sobre o assunto.
Placas de sinalizações utilizadas na aula.
Momento de concentração para a realização das
atividades propostas em sala de aula.
Momento vídeo-aula.
Gostei do seu BLOG!!! ;)
ResponderExcluirEu também tenho alguns projetos pedagógicos no meu BLOG. Espero que goste!
http://professorapaulameyer.blogspot.com.br
Que bom está em construção ainda, agora que estou tentando organiza-lo mais vou dar uma olha no seu. obrigado assim que eu poder quero postar alguns novos projetos.
Excluir